-
Arquitetos: Encore Heureux Architects; Encore Heureux Architects
- Área: 70 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Cyrus Cornut, Cyrille Weiner
-
Fabricantes: Tribu
"Na história da humanidade a reutilização é uma coisa comum, trata-se de tijolos e pedras de edifícios obsoletos, fundações já existentes, paredes de apoio ou edifício completos."
Jean-Marc Huygen, Architect
Um edifício singular, o Pavilhão Circular, não tem nada redondo. O nome descreve o processo, que segue os princípios da economia circular, na qual os resíduos são convertidos nos recursos dos outros.
Ante o esgotamento dos recursos naturais e com o objetivo de ser "metrópole sem resíduos", este pavilhão demonstra o potencial da reutilização na arquitetura, que se inscreve no marco da COP21, realizada em 2015, em Paris. Aproximadamente 60% dos materiais utilizados na obra estão numa "segunda vida".
Os resíduos foram tomados de outros edifícios, ordens errôneas ou estoques não utilizados: cada um dos materiais utilizados possuem sua própria história. 180 portas de madeira, depositadas durante uma operação de reabilitação de habitações no distrito 19 de Paris, formam a fachada. No interior, o isolamento utiliza lã mineral do teto de um supermercado.
A estrutura de madeira está feita de sobras da obra da construção de uma casa de férias, enquanto que o piso e as paredes divisórias consistem em paredes de antigas exposições. No exterior, o terraço está construído com madeira do evento Paris Beach.
Quando se trata dos móveis, 50 cadeiras de madeira foram obtidas de outros edifícios, reformadas e pintadas. As luzes suspensas proveem do armazenamento de iluminação pública.
Com este processo experimental, queríamos demonstrar que o acesso a novos materiais de depósitos e as novas relações com as encomendas de reconstruções e o desmanche de edifícios, resgatam e implementam novos usos aos materiais.
Um foco aprimorado sobre os recursos e materiais já existentes permitiria reduzir nosso consumo de recursos primários, assim como evitar a produção e acumulação de desperdícios que necessitam tratamentos. É uma pesquisa em curso para uma arquitetura caracterizada pela sobriedade e a pertinência.
Implantado no átrio do l'Hôtel de Vill, o pavilhão acolherá exposições, oficinas, conferências e debates. No começo de 2016, o Pavilhão Circular será desmantelado e reinstalado de forma permanente no distrito 14 de Paris como uma casa para uma associação desportiva.